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Guia de um iniciante para andar de quadriciclo

Não há sensação melhor do que pegar a trilha pela primeira vez com seu novo quadriciclo. Se você é iniciante, vai querer dar alguns passos extras para se preparar para a ocasião. Criamos este guia com algumas dicas úteis de pilotagem de quadriciclo para iniciantes. Continue lendo para obter mais detalhes.

Familiarize-se com sua máquina

Antes de se preparar e dar uma volta no seu quadriciclo, reserve algum tempo para se familiarizar com seu veículo. É melhor começar revisando o manual do proprietário do seu modelo. Você obterá uma compreensão clara de onde cada parte principal está localizada em como os controles funcionam. Eles podem não ser os veículos mais complexos do mercado, mas são diferentes o suficiente de carros de passeio e motocicletas para que você queira entender melhor como eles operam.

Pratique a Postura de Pilotagem Adequada

Sempre que você pilotar seu quadriciclo, você se beneficiará mantendo uma postura de pilotagem adequada. Comece mantendo a cabeça e os olhos erguidos para poder ver sempre à sua frente. Mantenha os ombros relaxados e dobre os cotovelos ligeiramente para longe do corpo. Segure o guidão firmemente com as duas mãos. Dobre os joelhos para dentro em direção ao tanque de combustível. Coloque os pés nos apoios para os pés com os dedos apontados para a frente. Você precisará mudar o peso do corpo ao fazer curvas, portanto, adotar a postura de pilotagem adequada é crucial.

Mestre de aceleração, frenagem e giro

Sabemos que andar em linha reta não é tão emocionante, mas ouça-nos. Você precisa ser capaz de andar em uma linha reta consistente antes de dominar as curvas. Encontre uma área de prática adequada e coloque alguns marcadores a cerca de 30 metros de um ponto de partida. Monte em seu quadriciclo e ande em direção aos marcadores em baixa velocidade. Você vai querer usar os freios dianteiro e traseiro para trazer sua máquina suavemente e lentamente até uma parada completa. O objetivo é que seus pneus dianteiros parem nos marcadores.

Lembre-se de que, se o seu veículo tiver transmissão manual, você também terá que praticar a troca de marchas. Se você tiver uma transmissão automática, poderá começar a acelerar um pouco à medida que se sentir confortável navegando em sua rota de prática.

Inclinações

À medida que você começa a explorar outros cursos de quadriciclo, eventualmente encontrará subidas e inclinações variadas. Embora você não deva tentar todas as inclinações que encontrar, algumas serão gerenciáveis. Lembre-se de mudar seu quadriciclo para uma marcha mais baixa e acelerar, o que lhe dará impulso suficiente para levá-lo para cima e para cima da inclinação. Você pode mover seu corpo para frente ou ficar de pé para adicionar mais peso corporal às rodas dianteiras. Se você não conseguir ver o que está do outro lado da subida, diminua a velocidade até conseguir.

Inclinações

À medida que você começa a explorar outros cursos de quadriciclo, eventualmente encontrará subidas e inclinações variadas. Embora você não deva tentar todas as inclinações que encontrar, algumas serão

Curdas de forma correta

A distribuição do peso nas curvas e a aceleração são alguns dos fatores que podem colocar você — e o seu acompanhante, se houver — em risco. Faça suas curvas de maneira controlada e só aumente a velocidade quando houver um domínio básico do veículo.

Quando já tiver este domínio, você poderá aumentar a velocidade em curvas, utilizando seu corpo como pêndulo e evitando que o quadriciclo capote.

Não se esqueça que quadriciclos de maiores cilindradas exigem um período de adaptação, principalmente quando falamos de aceleração e de outras questões ligadas à segurança.

Equipamentos de Segurança

Por último e mais importante, utilize os equipamentos de proteção e segurança, os principais são:

Capacete protege a cabeça e é essencial, já que se trata de um tipo de veículo diferente do carro, ou seja, que não tem um revestimento externo. Batidas ou acidentes que envolvem traumas na cabeça podem ser fatais.

Luvas, além de protegerem as mãos em uma eventual queda ou batida em galhos, evitam que ao suar, suas mãos fiquem escorregadias e possam se soltar do guidão.

Botas de trilha protegem seus pés em e tornozelos em uma eventual queda.

Protetor cervical, um item pouco utilizado por pilos de quadriciclo, mas de máxima importância afinal pescoço só se quebra uma vez!

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